, , , , , , , , ,

Gravura em metal 1959 | Fayga Ostrower

R$ 8.400,00

Gravura em metal (Água-tinta, buril e ponta seca em cores sobre papel) da artista Fayga Ostrower, tiragem 19 de 30, de 1959. Série registrada no Instituto Fayga Ostrower como ‘5907’.

No ano anterior Fayga tinha sido agraciada com o Grande Prêmio Internacional de Gravura na XXIX Bienal de Veneza. Ainda segundo a linha do tempo de seu Instituto, em 1959:

‘Expõe na Galeria Bonino, em Buenos Aires. Viaja para a Inglaterra a convite do governo britânico, e percorre diversas universidades como palestrante. É a primeira viagem à Europa, desde que chegou ao Brasil, em 1934. Participa do Congresso Internacional de Arte e Arquitetura e do Congresso da Associação Internacional de Crítica de Arte, em Brasília, no qual apresenta a tese “O valor da arte na educação”.’

 

[39 cm x 56 cm – dimensão com moldura]

Compartilhar

Gravadora, pintora, desenhista, ilustradora, ceramista, escritora, teórica da arte e professora, Fayga Ostrower (1920-2001) é também uma das grandes referências da gravura no país. Nascida na Polônia, mudou-se aos 14 anos para o Brasil com sua família. Formou-se em Artes Gráficas na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e foi aluna de renomados artistas como Carlos Oswald (1882-1971) e Axl Leskoscheck (1889-1975). Lecionou no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM) e em universidades no exterior. Realizou diversas exposições no Brasil, Estados Unidos e Europa, além de receber prêmios em bienais nacionais e internacionais por suas gravuras de traço delicado e sintético.

Carrinho de compras
Rolar para cima